sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Aguapé - Propriedades Medicinais

Aguapé

Sal de cozinha. Antes do contato com o branco, os índios eram totalmente auto-suficientes. Tudo que precisavam da natureza tiravam. Até o sal. O mais incrível é que o sal dos Índios é feito de uma das plantas aquáticas mais comuns no Brasil: o aguapé.



Nome Popular: Baroneza Aguapé, camalote, dama-do-lago, jacinto-d'água, murerê, mureru, Muriru, murumuru, Mururé-de-canudo, orelha-de-veado, orquídea-d'água, Pareci, pavoã, rainha -dos-lagos



Principais Substâncias: Cloreto de Potássio (SAL), nitrogênio cloro, cal, magnésio



Nome Cientifico: Eichhornia crassipes



Utilidades: É uma planta nativa e se reproduz com muita facilidade, chegando a ser em muitos casos invasiva. O grande uso dessa planta na medicina é como substituto do sal de cozinha (o cloreto de sódio) pelo cloreto de potássio. Também é usada como paisagismo. A planta também é usada como agente de despoluição de rios, citado por Hiroshi Seo com sucesso em Piracicaba. Pelo poder de absorção de outras Substâncias essa planta DEVE ser colhida com muito cuidado, cultivada por exemplo medicamentos apenas para o fim.



Forma de Uso: Temperos.



Para preparar o sal, faça da seguinte maneira:

Colher os caules e folhas de aguapé, colocar para secar ao sol, elas murcharem quando, clarear e secar, queimar as ramas até ficar Tição, mexer até virar cinzas, coar com uma peneira especial (de fibra ou cipó), acrescenta-se água e mistura até virar um caldo escuro, deixa-se então decantar para uma ascentar cinza, para levar uma panela de barro, ao fogo baixo até deixar a água secar, estará pronto para o consumo de sal.



OBSERVAÇÃO: : Não JAF esta planta como medicamento se ela não tiver Sido cultivada para este fim. Somente em água de ótima qualidade, pois ela absorve metais pesados de água poluída.



Info: http://jorgeroriz.wordpress.com/substitua-o-sal-usado-na-alimentacao-por-um-po-extraido-de-uma-planta/



Para aqueles que acreditam no amor incondicional como meio de vida.

7 comentários:

  1. gostaria de saber aonde posso encontrar esta planta no rio de janeiro ou adiquirir este sal aguardo resposta

    ResponderEliminar
  2. gostaria de saber aonde acho a planta aguape no rj ou o sal de aguapé tel 2127929399 email dbarbosaalves@yahoo.com.br

    ResponderEliminar
  3. É importante saber que mais importante que o sal é o iodo presente no sal iodado.já nas plantas talvez vc não encontre iodo.

    ResponderEliminar
  4. É importante saber que mais importante que o sal é o iodo presente no sal iodado.já nas plantas talvez vc não encontre iodo.

    ResponderEliminar
  5. tenho bastante mudas de mureru/aguapé no RJ
    pesqueirarui6@gmail.com
    (21)997852489
    RUI

    ResponderEliminar
  6. Em tanque com tilápia eu posso cultivar essa planta?

    ResponderEliminar