segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Propriedades Medicinais do Zimbro


O zimbro recebe o nome científico de Juniperus communis L.da família Cupressaceae.
É uma planta de porte arbustivo ou arbóreo de copa oval, ciclo perene, atingindo 5 metros de altura. Trata-se de uma planta de folhas sempre-verdes e persistentes. As folhas são agulhas verde-azuladas, dispostas em vertículos (conjuntos de peças foliáceas inseridas no mesmo nó) de três e são sustentadas por hastes vermelhas. As flores são amareladas e estão agrupadas em pequenos amentilhos de onde surgem as bagas.




Estas são verdes no primeiro ano e levam cerca de dois anos para amadurecer. Quando maduras ganham um tom violáceo e um sabor agridoce. O zimbro é empregado tanto na culinária como remédio. Na culinária tempera carnes mais pesadas, como as de caça. Serve também para condimentar molhos, patês, conservas, chucrutes, refogados de carne e pratos com batatas. Na indústria de bebidas, aromatizam o gin inglês e um tipo de cerveja sueca. Mesmo tendo um gosto diferente do da pimenta-do-reino, pode substituí-la em alguns preparados. Quanto às suas propriedades medicinais o zimbro tem ação antisséptica e carminativa. Estimula o bom funcionamento dos sistemas digestivo e urinário. Possui também propriedades antirreumáticas e é também um bom purgante. O óleo contido nas suas bagas é indicado para estimular o apetite e desobstruir as vias respiratórias. Além disso, com a devida orientação médica, pode ser utilizado em compressas para aliviar os sintomas de gota e reumatismo. Importante: consulte o médico antes de fazer uso do zimbro, por tratar-se de planta medicinal.



Remédios à base de zimbro



- Tintura contra reumatismo: - macere 10 bagas secas de zimbro,trituradas em 1 xícara (chá) de álcool de cereais a 70%, durante uma semana. Coe e guarde em recipiente escuro e tampado. Use para fazer fricções locais.



- Chá diurético (também combate dor de cabeça de origem estomacal): ferva 5 bagas de zimbro em 1 xícara (chá) de água;tampe;deixe amornar e coe. Tome até 2 xícaras (chá) ao dia.



- Contra acidez gástrica: - masque de 3 a 5 bagas de zimbro depois das refeições. Também é eficaz em casos de úlcera e gastrite. Contra indicações : deve ser usado com moderação por mulheres grávidas e pessoas com problemas renais.



Efeitos colaterais: em grandes quantidades pode causar irritação nos rins e bexiga e ter efeito abortivo, causando contrações uterinas, portanto, cuidado!

1 comentário:

  1. gostaria de saber se o zimbro tem o mesmo efeito o mesmo sendo mascado e não na forma de chá ?

    ResponderEliminar