segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Pausinystalia yohimbe - Pau de Cabinda


Pausinystalia yohimbe








Nome botânico: Corynanthe johimbe K. Schum. (Syn. Pausinytalia yohimbe)

Nomes comuns: Ioimbina, Yohimbe (inglê), ohimbe (espanhol)...







Historicamente a Yohimbe foi utilizada por tribos no Oeste da África contra febres, lepra, e resfriados fortes. Foi ainda utilizada para dilatar as pupilas, para problemas do coração e como anestésico local. Contudo seu histórico de uso mais recente é como afrodisíaco e alucinógeno.





Componentes químicos:

Ioimbina (afrodina), ioimbilina, aimalina.



Propriedades medicinais:

Afrodisíaca, anestésica, béquica, estimulante, febrifuga, lipolítica, restauradora.



Indicações:

Impotência erétil, frigidez, fadiga em portadores de HIV, obesidade, febre, tosse, lepra.



Utilizada em baixas dosagens, geralmente entre 10 e 30mg de princípio ativo, o que seria de 2 a 5 gramas do material seco. Só deve ser usada com supervisão médica. Há ainda uma série de alimentos e medicamentos a serem evitados devido aos efeitos IMAO. Veja maiores informações no menu "O que são IMAOs".



Contra-indicações:

Não deve ser usado por pessoas com distúrbios circulatórios, renais, da bexiga e hepáticos, diabetes, úlceras gástricas, mulheres gestantes ou lactantes.



Interações medicamentosas:

Perigosa, exerce efeito IMAO, portanto não deve ser utilizada em combinação com bebidas alcoolicas, antidepressivos ou outras substâncias que alterem a consciência ou o ânimo.



Hiperdosagens:

Doses a partir de 40mg podem ser perigosas, podendo causar paralizia muscular, desmaios, vertigem, arritabilidade, crise de pressão arterial e alucinações.

Sem comentários:

Enviar um comentário