segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

VIDOEIRO OU BÉTULA - Propriedades medicinais


VIDOEIRO OU BÉTULA - Propriedades medicinais


(Betula alba, L.). Bétula ou vidoeiro são os nomes que se dão à planta que antigamente se chamava de árvore da sabedoria porque fornecia aos pedagogos argumentos para inculcar as doutrinas sadias. A planta contém uma substância resinosa, a betulalbina, e um ácido aromático, o ácido betulábico. Presta serviços nos casos de gota e tem efeitos diuréticos comprovados.A raiz é febrífuga e sobretudo antireumática; o carvão da bétula pulverizado é útil no tratamento da disenteria e da dispepsia, sendo também antisséptico.
Os ramos A seiva vinhosa que sai das incisões feitas em seu tronco, depois de fermentado com um pouco de açúcar, produz uma bebida refrigerante. A decocção das folhas (25g por litro) é depurativa, excitante, aperitiva e diurética. É útil no tratamento da gota, das eólicas renais, na atonia do tubo digestivo e na icterícia.
Os ramos da bétula servem para o fabrico de vassouras. Da casca se extrai resina que se utiliza em archotes. Os lapões e os suecos comem a sua segunda casca que é nutritiva e também serve para fabricar uma cerveja caseira bastante agradável ao paladar. A casca é ainda utilizada no fabrico de uma tintura amarela. Dela se extrai um óleo de que os russos se servem para curtir couros finos
A bétula cresce em toda parte, contentando-se com solos áridos e se adapta a todos os climas. A sua madeira é empregada em marcenaria e para calefação, mas produz pouco calor, por se tratar de madeira branca. Produz um carvão leve com que se fabricam lápis para desenho
A decocção dos brotos se obtém com a fervura de 100 a 150g desses brotos em 700g de água, deixando-se reduzir a 600g. O extrato alcoólico se prescreve em pílulas (8 a 10 por dia). A bétula tem efeitos depurativo, diurético e anti-dartroso. A infusão das folhas tem ação estimulante na digestão. A lavadura com a infusão das folhas constitui um desinfetante das moléstias da pele.
A infusão de suas folhas, a decocção dos brotos e o extrato alcoólico que dela se faz, são todos recomendados como medicamentosos. A receita da infusão seguinte sempre dá bons resultados: folhas de bétula, 10 a 50g; água fervente, l.OOOg; bicarbonato de sódio, lg. Derramar a água fervente sobre as folhas, adicionar o bicarbonato quando a temperatura baixar a 40 graus. Deixar descansar durante seis horas e filtrar.

2 comentários: