sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Baleeira - Propriedades Medicinais

Baleeira

Arbusto muito comum não litoral catarinense, sua estatura pode ser de 1 a 3 metros, é muito ramosa e flexivel.



Nome PopularMaria-preta, Maria Milagrosa, Catinga de Barão.



Principais Substâncias: Óleos Essências, bioflavonóides artemetina ()

Nome Cientifico: Cordia verbenacea



Utilidades: As flores tem propriedades calmantes e também são usadas como tônico digestivo. Pode ser usada externamente nos casos de reumatismo. Usada para clarear cabelos, na forma de creme para a pele um aspecto Oferecendo revigorante. Cólicas. Também indicada como antiinflamatório.



Forma de Uso: Geralmente empregada como em forma de chá.



Plantio: A propagação é feita por sementes, que pode ser feita de agosto a fevereiro, em destorroados canteiros adubados e, o transplante das mudas é feito quando elas atingem 8 a 10 cm de altura. O espaçamento pode ser de 30 x 20 cm. Tem seu ciclo completo em 90 dias, TENDO seu cume de florescimento na primavera-verão. A planta é auto de semeadura a partir do segundo ano.

Azeitona - Propriedades medicinais

Azeitona

Nome popular: Azeitona



Substâncias Pincipais: Oleína



Nome Científico: Olea europea



Utilidades: O óleo é utilizado em dores reumáticas, otites (dores de ouvido), úlceras estomacais, tuberculose. A conservação em água da azeitona é util para crises de alergia.



Forma de uso: Cru, curtida, ou forma de óleo, o famoso azeite de oliva.

Amendoim - Propriedades Medicinais

Amendoim

Nome popular: Amendoim, mandu'wi



Substâncias Pincipais: Araquina, Um ácido graxo, uma especie de gordurinha ou oléo. VITAMINA B2 (RIBOFLAVINA), VITAMINA B1 (TIAMINA), VITAMINA B5 (NIACINA), Vitamina E.



Nome Científico: Arachis hypogaea



Utilidades: Fortalece os ossos, nervos e músculos. Estimula uma lactação ou seja ajuda a produzir leite para as gestantes. Bom para o beribéri, Inflamação na Língua.



Forma de uso: Comido cru, assado, moido, chá.

Amêndoas - Propriedades Medicinais

Amêndoas

Nome popular: Amêndoa



Principais Substâncias: Amandina, proteína reconstituinte dos tecidos. VITAMINA B2 (RIBOFLAVINA), VITAMINA B1 (TIAMINA), VITAMINA B12 (COBALAMINA).



Nome Científico: Prunus dulcis



Utilidades: O óleo da amêndoa é usado como emoliente tópico, hidratante. Muito útil na anemia. Também usado em diferentes formas para: Beribéri, Bexiga, Convulsão, Frieira, Manchas na pele, Perda da Memória, Osteoporose, Otiti (Dor de ouvido), Rugas, Varizes, Ótimo cosmético para pele.



Forma de uso: Comido cru, triturada, assada, chá.

Alquequenje - Propriedades Medicinais

Alquequenje

Planta herbácea anual com até 1 metro, e muitos ramos com.



Nome Popular: Erva Moura, Cereja de Inverno, Cereja de Judeu, Cereja de Camisa, Erva de Lanternas, Lanterna Chinesa, groselheira do Cabo, Erva-Areia, Erva-Pedra, Erva-das-serpentes, Maçã-do-Amor, Criança-das -Vinhas



Principais Substâncias:



Nome Cientifico: Alkekengi Physalis



Caracteristicas: Apresentam frutos amarelos ovais achatados uma laranja.



Utilidades: Estimulante, indicada para cistite, otite, afecções da bexiga, fígado e baço. Icterícia, herpes, depurativo, diurético.



Forma de Uso: Frutos comestíveis e são usados como conservação.



Plantio: Propagação por sementes feita, pode ser Semeada Diretamente no campo, recomenda-se adubação, o espaçamento de 0,8 x 0,5 m. A planta não tolera competição com plantas invasoras, que Devem ser controladas desde o inicio. Pode Tornar invasiva se não controlada.

Alface Brava - Propriedades Medicinais

Alface Brava

Nome Popular: Alface Brava, Alface do Opio, Silvestre Alface, alface brava, Bitter Alface, Rauschlattich, Rakutu-Karyumu-So



Principais Substâncias: Lactucina, lactopicrina, manitol, asparagina, ácido OXALICO, málico e cítrico.



Nome Cientifico: Virosa Lactuca



Utilidades: Sedativo, pode ser usada nos casos de estresse e hiperatividade. Contra nervosismo, insônia. Incita uma secreção nos edemas do fígado. Era usado por ancestrais para aumentar o estado de sonho.



Forma de Uso: Na forma de chá mais de uma vez ao dia. Em forma de massa de comida ou inalada.



OBS: As doses elevadas pueden causar intoxicação.

Alface - Propriedades Medicinais

Alface

Nome popular: Salada Alface, alfafa, Leituga, lechuga, alface,.



Substâncias Pincipais: Lactucina, albumina, Vitamina E, vitamina C.



Nome Científico: Lactuca sativa



Utilidades: Atua enfermidades nervosas contra. É um calmante de primeira ordem. Esta verdura serve para: Laxante, Alergia, Angina do Peito, apoplexie ou Derrame Cerebral, Artrite, Reumatismo, Arteriosclerose, Azia, Cálculos, cólica intestinal, Conjuntivite, Convulsão, Doenças do Coração, Má Digestão, enterite, Epilepsia, Escarlatina, Espasmos, Espermatorréia, Estresse, Esgotamento, Dores no estômago, Gastrite, hemiplegia, hemorróidas, Hipocondria, Perturbações Psiquiátricas, Histeria, Manchas na Pele, Menopausa, Obsidade, Oftalmia, Olhos, Reumatismo, Tuberculose, Varizes.



Forma de uso: Folhas e Talos

Alcaçuz - Propriedades Medicinais

Alcaçuz

O Alcaçuz É um arbusto que é encontrado com campos altos e pedregosos, possui folhas lanceoladas compostas, suas flores são pequenas, e sua raiz é adocicada.



Nome Popular: Alcaçuz, cipó-ema, pau doce, doce raiz, urucaque, urucu-Hue urucakee, vassoura de relógio.



Principais Substâncias: Glizicirrizina,



Nome Cientifico:Periandra dulcis



Caracteristicas: Doce, sua principal distinção. Apreciado para mascar por Aqueles que querem abandonar o cigarro.



Observação: Altas doses por longos períodos de tempos causa hipertensão arterial, em poucas doses não há problemas.



Utilidades: Adoçante, Laxativa, diurética, expectorante, calmante. Inflamações do ventre, urinarias Inflamações, catarros, afecções das vias respiratórias, congestão do fígado, dificuldade respiratória, prisão de ventre, idade contra espasmos, asma, ulceras, tartaro nos dentes, desintoxicante de alguns venenos.



Forma de Uso: Chás, xaropes, Mascado, em pó Tempero.

Aipo - Propriedades Medicinais

Aipo

Nome Popular: Aipo, Aipo-rábano, Falsa-Salsa, Salsa-do-Monte, Salsa-dos-pântanos,



Principais Substâncias: Psoralenos, Aliina, alicina, derivados do tiofeno, sulfurados voláteis, vitaminas B2 (A, B1, B5, C, E), magnésio, ferro, cloreto de sódio.



Nome Cientifico:Apium graveolens



Caracteristicas: Planta de cheiro forte e sabor amargo, com flores brancas ou branco-esverdadeas. Deve-se tomar o cuidado de usar no máximo cinco gramas para cada copo de água, somente uma vez por dia.



Utilidades: As folhas e raízes cozidas servem de tempero. As sementes também agem e são indicadas como diurético, estimulante digestivo e nas menstruações dolorosas. Possui ação antioxidante, carminativa, refrescante, tônica e atividade antiinflamatória. Proteção contra a xeroftalmia. Afta, Catarro, Contusão, Diarréia, Disentiria, Estomatite, Gastrite, Hepatite, Hidropsia, inchaço, Pleurisia, Sarna, Septicemia.



Forma de Uso: Temperos, Chás, Banhos, Cremes.

Aguapé - Propriedades Medicinais

Aguapé

Sal de cozinha. Antes do contato com o branco, os índios eram totalmente auto-suficientes. Tudo que precisavam da natureza tiravam. Até o sal. O mais incrível é que o sal dos Índios é feito de uma das plantas aquáticas mais comuns no Brasil: o aguapé.



Nome Popular: Baroneza Aguapé, camalote, dama-do-lago, jacinto-d'água, murerê, mureru, Muriru, murumuru, Mururé-de-canudo, orelha-de-veado, orquídea-d'água, Pareci, pavoã, rainha -dos-lagos



Principais Substâncias: Cloreto de Potássio (SAL), nitrogênio cloro, cal, magnésio



Nome Cientifico: Eichhornia crassipes



Utilidades: É uma planta nativa e se reproduz com muita facilidade, chegando a ser em muitos casos invasiva. O grande uso dessa planta na medicina é como substituto do sal de cozinha (o cloreto de sódio) pelo cloreto de potássio. Também é usada como paisagismo. A planta também é usada como agente de despoluição de rios, citado por Hiroshi Seo com sucesso em Piracicaba. Pelo poder de absorção de outras Substâncias essa planta DEVE ser colhida com muito cuidado, cultivada por exemplo medicamentos apenas para o fim.



Forma de Uso: Temperos.



Para preparar o sal, faça da seguinte maneira:

Colher os caules e folhas de aguapé, colocar para secar ao sol, elas murcharem quando, clarear e secar, queimar as ramas até ficar Tição, mexer até virar cinzas, coar com uma peneira especial (de fibra ou cipó), acrescenta-se água e mistura até virar um caldo escuro, deixa-se então decantar para uma ascentar cinza, para levar uma panela de barro, ao fogo baixo até deixar a água secar, estará pronto para o consumo de sal.



OBSERVAÇÃO: : Não JAF esta planta como medicamento se ela não tiver Sido cultivada para este fim. Somente em água de ótima qualidade, pois ela absorve metais pesados de água poluída.



Info: http://jorgeroriz.wordpress.com/substitua-o-sal-usado-na-alimentacao-por-um-po-extraido-de-uma-planta/



Para aqueles que acreditam no amor incondicional como meio de vida.

Aguaí - Propriedades Medicinais

Aguaí

Nome Popular: Aguaí, Chapéu-de-napoleão, noz-de-cobra, acaimirim, Cerbera, auaí-Guaçu



Principais Substâncias: Glicosídeos cardíacos,



Nome Cientifico: Thevetia peruviana



Sinonímia: Cascabela peruviana, Thevetia Cascabela, Cerbera peruviana, Cerbera Thevetia, Thevetia linearis, neriifolia Thevetia, neriifolia Thevetia, Thevetia Thevetia



Caracteristicas: Planta arbustiva, de textura lenhosa, folhagem e floração e perfumada e ornamentais, porém muito tóxica. Como formato Têm folhas brilhantes lanceolado linear. As variedades de flores são brancas ou róseas, amarelas e alaranjadas. Sua seiva é tóxica DEVE-se tomar cuidado com crianças.



Utilidades: Equilibrio, repelente, Emetica Ação e purgativa, E.U.A.-se uma semente combate a dor de cabeça amarrando-a na fronte.



Forma de Uso: Folhas e Sementes



Observação: Cuidado com o manuseio uma planta é altamente tóxica.

Bacupari - Propriedades Medicinais

Bacupari


Fruta redonda de uma coloração amarela alaranjada, com polpa branca, nativa do Brasil.



Nome Popular: Bacapari bacupari, Mostardas, bacuripari, uvacupari vacapari, vacopari, thacopari, sacopari, CanFo, sacuparu, suputa, mirante, Mucuri.



Principais Substâncias: 7-Epiclusianona (7EPI),



Nome Cientifico: Rheedia brasiliensis

Brasiliensis Sinônimos: Garcinia



Utilidades: Ulceras Estomacais, tratamento de cárie. Embora a fruta não Mostardas seja conhecida pelo meio rural do cerrado centro e região amazônica, uma planta da estudos, pelo método científico só começou recentemente.

Cebola - Propriedades Medicinais

Cebola

Planta bianual com bulbo globoso, com varias camadas, sendo que mais e mais polpudas internas como externas mais finas. Os talos da cebola são finos, ocos e ligeiramente achatados também usado como tempero. Existem cebolas amarelas, brancas, roxas e rosadas.



Nome Popular: Cebola, cepa, cebola Inglês (); cebolla (spañol); oignon (francais); Cipolla Italiana (); atasuki (日本语, Japonese); basal (العربية, Arabiac); chun g (中文, chinês); ajuin ( Nederlands, holandês); Kremmidi (Ελληνικά, grego); kepaløk (norueguês); cebula jadalna (Polska, Polónia); luk (Русский, Russo); hagyma (Magyar, húngaro); lok (Svenska, Sueco); sogan (Türkçe, turco); hom ton (ไทย e Tailândia); Bawan g Merah (Indonésia); Hanh (Việt); pianj (bengali); kut ku (castelhano); cibule (checo), brigadeiro (עברית) (hebraico); albassa-Haoussa (sudanês).



Principais Substâncias: Enxofre, vitamina C, flúor, potássio, sódio, selênio, cálcio e ferro.



Nome Cientifico: Allium cepa



Utilidades: Aperitivo, tônico, vermífugo, anti-inflamatório, idade contra Inflamações na garganta, Conter por substancia pode provocar gases sulfurosa. A cebola é ácida e pode provocar acidez estomacal em algumas pessoas.



Forma de Uso: Utilizado como condimento em Países diversas, seu consumo é preferencialmente cozida, ou ralada na forma de chás, cataplasmas.

Alho - Propriedades Medicinais


Alho

Planta originária da Ásia, seu nome vem da linguagem celta "quente significa que todos os" ', fervente. De cultura anual, seu bulbo (a cabeça) é dividido em bulbilhos (os dentes) e seu odor acre libera um sabor forte. Além dos dentes E.U.A.-se também os talos do mesmo modo que uma cebolinha-verde. Os mais comuns são o alho branco, de forte aroma, o cinza e amarelo saboroso, menos, eo rosa ou roxo, de sabor sutil e intenso aroma.



Nome Popular: Alho, alio, ajo, aglio alho, ail, lasan, Hsiao-Suan



Principais Substâncias: Alicina, ajoena, vitaminas B2 (A, B6, C), aminoácidos, adenosina, sais minerais (ferro, silício, iodo)



Nome Cientifico: Allium sativum



Utilidades: O alho é melhor aproveitado quando usado e descascado na hora, algumas pessoas preferem tirar o talinho que se encontra no Centro dos dentes por ter um gosto indigesto.

O Alho tem propriedades hipotensora (Abaixa a pressão), sendo muito indicado para pessoas hipertensas, também como substituto do sal. É digistivo, excitante, expectorante, febrífugo, DESINFECTANTE, anti-séptico diurético, anti-bacteriano. É usado para Combater vermes intestinais, Fanzines contra eficaz. Abaixa o nivel de colasterol, ajuda a Melhorar o sistema respiratório.



Forma de Uso: In natura, chás, socado, frito, moido em pó, na forma de tempero.

Deve-se Evitar o uso em excesso pois pode causar Irritação e no estômago nenhum aparelho urinário. Um bafo de alho "Caso Esteja com o 'tomo copo de suco de limão para eliminar o halito.

Alface Brava - Propriedades Medicinais

Alface Brava

Nome Popular: Alface Brava, Alface do Opio, Silvestre Alface, alface brava, Bitter Alface, Rauschlattich, Rakutu-Karyumu-So



Principais Substâncias: Lactucina, lactopicrina, manitol, asparagina, ácido OXALICO, málico e cítrico.



Nome Cientifico: Virosa Lactuca



Utilidades: Sedativo, pode ser usada nos casos de estresse e hiperatividade. Contra nervosismo, insônia. Incita uma secreção nos edemas do fígado. Era usado por ancestrais para aumentar o estado de sonho.



Forma de Uso: Na forma de chá mais de uma vez ao dia. Em forma de massa de comida ou inalada.



OBS: As doses elevadas pueden causar intoxicação.

Quebra Pedra - Propriedades Medicinais

Quebra-Pedra


Nome Popular: Quebra-Pedra,



Principais Substâncias: Alcaloides



Nome Cientifico: Phyllanthus acutifolius



Outros nomes: Phyllanthus niruri,





Caracteristicas: Erva rasteira, de pequenas folhas verdes-azuladas, muito popular em todo Brasil. Cresce em solos duros. Seu nome DEVE se ao fato de ser usada nos casos de pedras nos rins. Possui ação analgésica e relaxante muscular.



Observação: abortiva e purgativa em dosagens acima das normais.



Utilidades: Excelente diurético e elimina cálculos renais. Ácido úrico, anúria, ascite, artrite, beribéri, colecistite, derrame (AVC), diabete, uretra.



Forma de Uso: Planta Raiz com inteira.

Alecrim – Propriedades Medicinais - Receita Natural

Sempre procure um médico!


Alecrim – Propriedades Medicinais - Receita Natural

O alecrim (Rosmarinus officinalis) é um arbusto comum na região do Mediterrâneo que, devido ao seu aroma característico, os romanos designavam-no como rosmarinus, que em latim significa orvalho do mar. Várias outras espécies também recebem o nome de alecrim, no entanto estas espécies de plantas, alecrim e rosmaninho, pertencem a dois gêneros distintos, Rosmarinus e Lavandula, respectivamente, e as suas morfologias denotam diferenças entre as duas espécies, em particular, a forma, coloração e inserção da flor. (Fonte: Wikipedia)



Alecrim

Nomes Populares:

•Alecrim,

•Erva da recordação,

•Rosmarino

Propriedades:

•É antisséptico

•Atua na debilidade cardíaca,

◦tônico do coração e estômago;

•é excitante;

•combate gases;

•é bom para o

◦fígado, rins e intestino,

◦menstruação irregular;

•O chá é útil para

◦tosse,

◦asma,

◦coqueluche,

◦gripe,

◦febres,

◦contusões;

•Em banhos

◦alivia reumatismos,

◦cura feridas;

Precauções:

•Evitar o uso durante a gravidez,

•Em caso de epilepsia

•Se o uso for excessivo, pode causar gastroenterites ou nefrites.

Malva – Propriedades Medicinais - Receita Natural

Sempre procure um médico!


Malva – Propriedades Medicinais - Receita Natural

Texto cha



Malva L. é um género botânico, bem como o nome vulgar de diversas espécies de plantas herbáceas da família Malvaceae. O género distribui-se geograficamente pelas regiões tropicais, subtropicais e temperadas de África, Ásia e Europa. As suas folhas são alternadas, lobadas e palmadas. As flores medem de meio a 5 cm, com cinco pétalas rosa ou brancas.Algumas espécies são utilizadas como plantas ornamentais em jardins, enquanto outras são invasivas, como na América, continente onde foram introduzidas. (Fonte: Wikipedia)



Malva

Nomes Populares:

•malva cheirosa,

•gerâneo aromático,

•malva grande,

•malva das boticas,

•malva silvestre,

•malva de casa,

•malva rosa,

•rosa chinesa.

Propriedades:

•É adstringente,

◦diurética,

◦emoliente,

◦expectorante,

◦laxante.

•Auxilia na afta,

◦bronquites,

◦catarros,

◦faringites,

◦tosse

•Cura infecções na boca

◦garganta,

◦laringe,

•Alivia o mau hálito

Créditos da foto da Malva por Angel.

Chá para inflamação da bexiga - Receita Natural

Sempre procure um médico!


Chá para inflamação da bexiga - Receita Natural

Inflamações na bexiga podem ser mais comuns do que se imagina. Mais comum em mulheres e muito assossiada à cistite (embora existam outros tipos de inflamações), em geral é causada por um higiene insuficiente ou contato com superfícies contaminadas. Aqui, vejamos um chá para auxiliar no tratamento das inglamações.





Malva

Você vai precisar de:

•Cento e cinquenta gramas de folhas de malva

•Um litro de água

•Mel

Modo de Preparo:

Ferva lentamente as folhas de malva por cerca de vinte minutos. Coe e depois adoce com o mel.



Posologia

Beba de três à quatro xícaras por dia

Mamão – Propriedades Medicinais - Receita Natural

Sempre procure um médico!


Mamão – Propriedades Medicinais - Receita Natural

Mamão é o fruto do mamoeiro ou papaeira, árvores das espécies do gênero Carica, especialmente de Carica papaya. Em Angola e Moçambique utilizam-se os termos mamão / mamoeiro para identificar o fruto mais arredondado, identificando papaia / papaeira com o fruto mais alongado e mais adocicado. São bagas ovaladas, com casca macia e amarela ou esverdeada. Sua polpa é de uma cor laranja forte, doce e macia. Há uma cavidade central preenchida com sementes negras e rugosas, envolvidas por um arilo transparente. (Fonte: Wikipedia)



Mamão

Nomes Populares:

•Mamão,

•mamão do amazonas,

•mamãozinho,

•mamoeiro,

•papaia,

•papaieira,

•pinoguaçu,

•papaya

Propriedades:

•É antiinflamatório,

◦cicatrizante,

◦digestivo,

◦diurético,

◦laxativa,

◦nutritiva,

•Auxilia em casos de asma,

◦bronquite,

◦diabetes,

◦inchaços,

◦inflamação,

◦tosse,

◦vermes,

•Problemas de estômago,

◦prisão de ventre,

•Cicatrização de feridas

•Diminui as olheiras,

•Utilizado em regimes de emagrecimento.

Foto do Mamão por Adriana Boneck

Pepino – Propriedades Medicinais - Receita Natural




Sempre procure um médico!

Pepino – Propriedades Medicinais - Receita Natural

O pepino é o fruto do pepineiro (Cucumis sativus), que se come geralmente em forma de salada. São lianas (trepadeiras) anuais de folhas lobadas e flor amarela.



As verduras são longas, com casca verde clara com estrias e manchas escuras, polpa de cor clara e sabor suave, com sementes achatadas semelhantes as do melão, que é outro membro da família Cucurbitaceae. (Fonte: Wikipedia)





Pepino

Nomes Populares:

•Pepino,

•Pipino (incorreto).

Propriedades:

•É anti-inflamatório,

◦aperiente,

◦calmante,

◦digestivo,

◦diurético,

◦estimulante,

◦refrescante

•Auxilia em casos de artrite,

◦dor de garganta,

◦problemas renais,

◦gota,

◦reumatismo,

◦rouquidão,

•Melhora os cabelos,

◦livra da caspa,

◦tonifica a pele,

◦acaba com as rugas

Foto do Pepino por Arquivo de Receitas.

Pata de Vaca – Propriedades Medicinais - Receita Natural

Sempre procure um médico!


Pata de Vaca – Propriedades Medicinais - Receita Natural

A pata de vaca (Bauhinia forticata), é uma árvore Brasileira nativa da Mata Atlântica e de outros biomas.Pouco usada em arborização urbana devido a seu tronco espinhoso, é no entanto portadora de uma das mais belas flores e folhagem entre as Bauhinias.É usada tradicionalmente como medicamento, e tem sido objeto de estudos no controle da diabete. Estudos científicos comprovaram que contém insulina. Essa árvore, nativa da Mata Atlântica, é pioneira e importante na regeneração de matas degradadas. (Fonte: Wikipedia)



Pata de Vaca

Nomes Populares:

•Acumã,

•Alomã,

•Alumã,

•Árvore do pinguço,

•Castanheiro da Índia

•Pata de Vaca

Propriedades:

•É analgésica,

◦depurativa,

◦diurética,

•Abre o apetite

◦auxilia em casos de anemia,

◦regimes de emagrecimento,

◦obesidade,

•Cuida de afecções hepáticas do estômago e do baço,.

◦problemas na vesícula,

•Indicada em casos de cálculos da bexiga,

◦cálculos nos rins,

◦diabete melito,

◦diarréia,

◦diurese,

◦doenças do coração,

◦doenças urinárias

◦gota,

◦hemofilia,

◦hipertensão arterial

Precauções:

•Gestantes devem evitá-la,

•Em dosagens exageradas pode causar irritação gástrica

Foto da pata de vaca: Gardening with Wilson.

Alfazema – Propriedades Medicinais - Receita Natural

Alfazema – Propriedades Medicinais - Receita Natural


As lavandas (populamente conhecidas como alfazemas) são plantas do gênero Lavandula, filo Magnoliophyta, da família Lamiaceae. São pequenos arbustos, perenes, incluindo também as anuais e os subarbustos. O nome é mais frequentemente usado para as espécies do gênero que crescem como ervas e para ornamentação. Destas as mais comuns são a lavanda inglesa e a Lavandula angustifolia (L. officinalis). As espécies ornamentais geralmente são as L. stoechas, L. dentata, e a L. multifida. (Fonte: Wikipedia)



Alfazema - Lavanda

Nomes Populares:

•alfazema,

•lavanda,

•lavande,

•lavândula,

Propriedades:

•É analgésica,

◦antidepressiva,

◦antiinflamatória,

◦anti-séptica,

◦sedativa,

◦sudorífica

•Excitante o sistema nervoso,

•Repele insetos,

◦e cura picadas,

•Combate anemia,

◦a acne,

◦a asma,

◦bronquite,

◦catarro,

◦gripe,

◦resfriado,

◦sinusite,

◦tosse,

•Tem propriedades aromáticas

◦desodorantes

◦refrescantes

•Funciona como tônico capilar

•Limpa e amacia a pele

Precauções:

•Em altas doses pode causar sonolência e irritar o estômago,

•Indivíduos com úlceras devem evitar preparados a base de alfazema.

Foto da Alfazema: Ervário.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Coentro – Propriedades Medicinais - Receita Natural


Coentro – Propriedades Medicinais - Receita Natural


Coentro (do latim coriandrum, pelo grego koríandron) é uma planta glabra, da família das umbelíferas (Coriandrum sativum), de flores róseas ou alvas, pequenas e aromáticas, cujo fruto é diaquênio, e cuja folha, usada como tempero ou condimento, exala odor característico.

O coentro é muito utilizado na culinária brasileira nordestina. Em Portugal é muito utilizado, por exemplo na cozinha alentejana e noutras regiões do sul do País. No Norte é praticamente ignorado. (Fonte: Wikipedia).



Coentro

Nomes Populares:

•coriandro,

•erva-percevejo,

•salsinha

Propriedades:

•É diurética,

estimulante,

•Auxilia em problemas estomacais,

•Trabalha a ansiedade,

◦o nervosismo,

◦o apetite em excesso,

◦a cólica,

◦gases,

Créditos da foto do Coentro: Lemompi.

Melancia – Propriedades Medicinais - Receita Natural


Sempre procure um médico!


Melancia – Propriedades Medicinais - Receita Natural

Melancia (Citrullus lanatus) é o nome de uma planta da família Cucurbitaceae e do seu fruto. Trata-se de uma erva trepadeira e rastejante originária da África. É cultivada ou aparece quase espontaneamente em várias regiões do Brasil, geralmente em áreas secas e de solo arenoso. Originária da África, foi trazida ao Brasil por negros de origem Banto e Sudanês no processo de escravidão.



A planta é rasteira e anual, com folhas triangulares e trilobuladas e flores pequenas e amareladas, gerando um fruto arredondado ou alongado, de polpa vermelha, suculenta e doce, com alto teor de água (Cerca de 90%) e diâmetro variável entre 25 e 75 cm. A casca é verde e lustrosa, com estrias de verde-escuro no sentido do comprimento.



Sua composição, além do alto teor de água, inclui açúcar, vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro. (Fonte: Wikipedia)





Melancia

Nomes Populares:

•Melancia

•Melancieira

Propriedades:

•É calmante,

◦diurética,

◦laxante.

•Auxilia em casos de ácido úrico,

◦gota,

◦obesidade.

Foto da melancia por Blog Bistro

Saiba por que o grão-de-bico vale ouro


Saiba por que o grão-de-bico vale ouro






O grão-de-bico é um alimento mais rico do que o feijão em muitos aspectos. Entre 20 e 30% de sua constituição é pura proteína. Possui muitas fibras, zinco, potássio, ferro, cálcio e magnésio. Se for consumido todos os dias, faz ganhar massa muscular, aumenta o bom humor, reduz o nível de colesterol ruim e regula o intestino.







Mas sua qualidade mais famosa é de gerar felicidade: possui mais triptofano do que o feijão, o mesmo aminoácido essencial que faz do chocolate essa bela fonte de bem-estar e redução do estresse.

"Em seres humanos metabolicamente normais, o aumento do consumo do grão-de-bico tem como conseqüência uma maior produção da serotonina", destacam Leonardo S. Boiteux e Maria Esther de Noronha Fonseca, do Laboratório de Melhoramento Genético & Análise Genômica do Centro Nacional de Pesquisa de Hortaliças (CNPH) da Embrapa Hortaliças, em Brasília.





Por ter ômega 3 e 6, é indicado para prevenir doenças cardiovasculares. E quem tem diabetes ou está lutando contra a obesidade também pode se beneficiar da leguminosa.





"Tem carboidratos complexos, ou seja, possuem uma metabolização lenta no organismo. Por também ser rico em fibras, proporciona sensação de saciedade e a pessoa só vai sentir fome bem mais tarde", explica a nutricionista baiana Solange Carvalho.





Os pesquisadores da Embrapa Hortaliças destacam que as sementes do grão-de-bico também acumulam mais fitoestrogênios do que as do feijão - substâncias que têm ação preventiva na osteoporose e de problemas cardiovasculares. Os fitoestrogênios também são usados na reposição hormonal após a menopausa.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Verbasco - Propriedades Medicinais













Verbascum thapus

Verbasco é usado na medicina tradicional para tratar problemas respiratórios, incluindo tosses, congestão e asma। Era usado tradicionalmente para tratar doenças debilitantes graves, como a tuberculose, e era associado à bruxaria. Pensava-se que as bruxas usavam os fios da parte superior das folhas para fazer poções. Os caules eram também mergulhados em sebo e usados como tochas pelos Gregos e Romanos. O verbasco tem boas propriedades expectorantes e anti-inflamatórias e pode ser usado para acalmar tosses secas e irritantes, assim como ajuda a expelir a expectoração.



Propriedades medicinais:

Acalma tosses secas e irritantes;

Actua como sedativo suave;

Tem uma suave acção diurética;

Tem uma acção expectorante;

Tem uma acção anti-inflamatória;

É refrescante;

Ajuda nas frieiras, hemorróidas, inflamações intestinais e de próstata;

Usado em problemas de má circulação periférica।

Uso cosmético: As folhas são usadas para aclarar o cabelo.



Partes usadas: Folhas.

Verbena – Propriedades e Usos


Verbena – Propriedades e Usos




Propriedades:

- afrodisíaca

- calmante

- digestiva

- diurética





Partes Utilizadas:

Folhas e flores



Formas em que se Encontra:

Fresca ou seca



Conservação:

Seca - conserve-a em recipientes fechados.

Fresca - coloque-a emersa em azeite, num vidro fechado.



Uso Geral:

Além de um condimento para os alimentos, a flor da verbena é usada para aromatizar cafés e chás, ou para preparar o próprio licor de verbena. O perfume feito com as flores funciona como afrodisíaco.



Uso Indicado em Alimentos:

- quando seca, deve ser colocada em água algumas horas antes de incorporada aos alimentos

- pratos principalmente à base de peixe

VIDOEIRO OU BÉTULA - Propriedades medicinais


VIDOEIRO OU BÉTULA - Propriedades medicinais


(Betula alba, L.). Bétula ou vidoeiro são os nomes que se dão à planta que antigamente se chamava de árvore da sabedoria porque fornecia aos pedagogos argumentos para inculcar as doutrinas sadias. A planta contém uma substância resinosa, a betulalbina, e um ácido aromático, o ácido betulábico. Presta serviços nos casos de gota e tem efeitos diuréticos comprovados.A raiz é febrífuga e sobretudo antireumática; o carvão da bétula pulverizado é útil no tratamento da disenteria e da dispepsia, sendo também antisséptico.
Os ramos A seiva vinhosa que sai das incisões feitas em seu tronco, depois de fermentado com um pouco de açúcar, produz uma bebida refrigerante. A decocção das folhas (25g por litro) é depurativa, excitante, aperitiva e diurética. É útil no tratamento da gota, das eólicas renais, na atonia do tubo digestivo e na icterícia.
Os ramos da bétula servem para o fabrico de vassouras. Da casca se extrai resina que se utiliza em archotes. Os lapões e os suecos comem a sua segunda casca que é nutritiva e também serve para fabricar uma cerveja caseira bastante agradável ao paladar. A casca é ainda utilizada no fabrico de uma tintura amarela. Dela se extrai um óleo de que os russos se servem para curtir couros finos
A bétula cresce em toda parte, contentando-se com solos áridos e se adapta a todos os climas. A sua madeira é empregada em marcenaria e para calefação, mas produz pouco calor, por se tratar de madeira branca. Produz um carvão leve com que se fabricam lápis para desenho
A decocção dos brotos se obtém com a fervura de 100 a 150g desses brotos em 700g de água, deixando-se reduzir a 600g. O extrato alcoólico se prescreve em pílulas (8 a 10 por dia). A bétula tem efeitos depurativo, diurético e anti-dartroso. A infusão das folhas tem ação estimulante na digestão. A lavadura com a infusão das folhas constitui um desinfetante das moléstias da pele.
A infusão de suas folhas, a decocção dos brotos e o extrato alcoólico que dela se faz, são todos recomendados como medicamentosos. A receita da infusão seguinte sempre dá bons resultados: folhas de bétula, 10 a 50g; água fervente, l.OOOg; bicarbonato de sódio, lg. Derramar a água fervente sobre as folhas, adicionar o bicarbonato quando a temperatura baixar a 40 graus. Deixar descansar durante seis horas e filtrar.

VIOLETA Nome científico: Viola odorataFamília: Propriedades medicinais


VIOLETA Nome científico: Viola odorataFamília: VIOLACEAE Tambem conhecida como Violeta-de-cheiro e Violeta perfumada.Partes usadas: Folhas e flores.Propriedades medicinais: analgésico, antifúngico, antiinflamatório, antipirético, antitussígena, calmante, cicatrizante, expectorante, diurético, emética, emoliente, expectorante, laxante, sedativa, sudorífera.Usos internos: Acne, asma, furúnculos, bronquite, excesso de catarro na garganta e tosses catarrais em geral, resfriados, enfisema

Visco-branco - Propriedades Medicinais


Designação Latina: Viscum album


Família Botânica: Lorantáceas

Partes Usadas: Folhas e ramos

Indicações: Hipercolesterolémmia, aterosclerose e hipertensão

Contra-indicações: respeitar a posologia indicada já que pode provocar sintomas
Arbusto ramificado verde. É uma planta arbustiva hemiparasita, da família das Lorantáceas, nativa das regiões temperadas da Europa e do Oeste da Ásia. Parasita diversas espécies de árvores.




Está em algumas culturas associado às festividades do natal, assim como o azevinho. As suas bagas possuem propriedades medicinais. O visco era antigamente usado como remédio para a epilepsia e distúrbios nervosos, para doenças cardíacas, hipertensão e para a digestão. Talvez por isso Panoramix passava tanto tempo em cima das árvores a recolher o gui (visco em francês).



Estudos recentes parecem indicar que alguns componentes do visco activam o sistema imunitário e têm propriedades anti carcinogénicas.



As bagas são consumidas por pássaros, que cospem a parte viscosa que envolve a semente. Os frutos macerados, fermentados e cozidos, produzem uma cola fina e muito adesiva.

Yohimbe: Pau de Cabinda


Yohimbe:


Yohimbe foi usada por centos de Anos como um afrodisíaco para homens, e tem efeitos similares com as mulheres. Os Estudos recentes sugerem que a erva pode ser efetiva no tratamento da impotência masculina especialmente aquela sócia com a diabete. Os efeitos energizantes do Yohimbe se derivam de sua habilidade para aumentar o fluxo de sangue aos genitais, em ambos os homens e mulheres. É pensado de estimular o nervo pélvico ganglio e portanto é útil para os homens com problemas de ereção. Os efeitos também podem incluir o aumento do libido, o aumento na sensação e o aumento da estamínea. As mulheres reportaram efeitos similares e sensações prazenteiras generais.

Pausinystalia yohimbe - Pau de Cabinda


Pausinystalia yohimbe








Nome botânico: Corynanthe johimbe K. Schum. (Syn. Pausinytalia yohimbe)

Nomes comuns: Ioimbina, Yohimbe (inglê), ohimbe (espanhol)...







Historicamente a Yohimbe foi utilizada por tribos no Oeste da África contra febres, lepra, e resfriados fortes. Foi ainda utilizada para dilatar as pupilas, para problemas do coração e como anestésico local. Contudo seu histórico de uso mais recente é como afrodisíaco e alucinógeno.





Componentes químicos:

Ioimbina (afrodina), ioimbilina, aimalina.



Propriedades medicinais:

Afrodisíaca, anestésica, béquica, estimulante, febrifuga, lipolítica, restauradora.



Indicações:

Impotência erétil, frigidez, fadiga em portadores de HIV, obesidade, febre, tosse, lepra.



Utilizada em baixas dosagens, geralmente entre 10 e 30mg de princípio ativo, o que seria de 2 a 5 gramas do material seco. Só deve ser usada com supervisão médica. Há ainda uma série de alimentos e medicamentos a serem evitados devido aos efeitos IMAO. Veja maiores informações no menu "O que são IMAOs".



Contra-indicações:

Não deve ser usado por pessoas com distúrbios circulatórios, renais, da bexiga e hepáticos, diabetes, úlceras gástricas, mulheres gestantes ou lactantes.



Interações medicamentosas:

Perigosa, exerce efeito IMAO, portanto não deve ser utilizada em combinação com bebidas alcoolicas, antidepressivos ou outras substâncias que alterem a consciência ou o ânimo.



Hiperdosagens:

Doses a partir de 40mg podem ser perigosas, podendo causar paralizia muscular, desmaios, vertigem, arritabilidade, crise de pressão arterial e alucinações.

Propriedades Medicinais da Zaragatoa


ZARAGATOA - Plantago psylliun L. -  Os efeitos laxante da planta deve-se a mucilagem, muito hidrófila e dotado de um forte poder de intumescimento. A noscapina possue efeitos espamolíticos. Atribuiem-se ao aucubócido propriedade antibacterianas e anti-inflamatórias.
A Zaragatoa étá indicado no tratamento das cólicas espamódicas e como laxante não-irritante, com efeito de lastro. Em uso externo, utiliza-se para aliviar as dores reumatimais e para tratar as queimaduras e varizes ulceradas.

Propriedades Medicinais do Zimbro


O zimbro recebe o nome científico de Juniperus communis L.da família Cupressaceae.
É uma planta de porte arbustivo ou arbóreo de copa oval, ciclo perene, atingindo 5 metros de altura. Trata-se de uma planta de folhas sempre-verdes e persistentes. As folhas são agulhas verde-azuladas, dispostas em vertículos (conjuntos de peças foliáceas inseridas no mesmo nó) de três e são sustentadas por hastes vermelhas. As flores são amareladas e estão agrupadas em pequenos amentilhos de onde surgem as bagas.




Estas são verdes no primeiro ano e levam cerca de dois anos para amadurecer. Quando maduras ganham um tom violáceo e um sabor agridoce. O zimbro é empregado tanto na culinária como remédio. Na culinária tempera carnes mais pesadas, como as de caça. Serve também para condimentar molhos, patês, conservas, chucrutes, refogados de carne e pratos com batatas. Na indústria de bebidas, aromatizam o gin inglês e um tipo de cerveja sueca. Mesmo tendo um gosto diferente do da pimenta-do-reino, pode substituí-la em alguns preparados. Quanto às suas propriedades medicinais o zimbro tem ação antisséptica e carminativa. Estimula o bom funcionamento dos sistemas digestivo e urinário. Possui também propriedades antirreumáticas e é também um bom purgante. O óleo contido nas suas bagas é indicado para estimular o apetite e desobstruir as vias respiratórias. Além disso, com a devida orientação médica, pode ser utilizado em compressas para aliviar os sintomas de gota e reumatismo. Importante: consulte o médico antes de fazer uso do zimbro, por tratar-se de planta medicinal.



Remédios à base de zimbro



- Tintura contra reumatismo: - macere 10 bagas secas de zimbro,trituradas em 1 xícara (chá) de álcool de cereais a 70%, durante uma semana. Coe e guarde em recipiente escuro e tampado. Use para fazer fricções locais.



- Chá diurético (também combate dor de cabeça de origem estomacal): ferva 5 bagas de zimbro em 1 xícara (chá) de água;tampe;deixe amornar e coe. Tome até 2 xícaras (chá) ao dia.



- Contra acidez gástrica: - masque de 3 a 5 bagas de zimbro depois das refeições. Também é eficaz em casos de úlcera e gastrite. Contra indicações : deve ser usado com moderação por mulheres grávidas e pessoas com problemas renais.



Efeitos colaterais: em grandes quantidades pode causar irritação nos rins e bexiga e ter efeito abortivo, causando contrações uterinas, portanto, cuidado!