Pausinystalia yohimbe
Nome botânico: Corynanthe johimbe K. Schum. (Syn. Pausinytalia yohimbe)
Nomes comuns: Ioimbina, Yohimbe (inglê), ohimbe (espanhol)...
Historicamente a Yohimbe foi utilizada por tribos no Oeste da África contra febres, lepra, e resfriados fortes. Foi ainda utilizada para dilatar as pupilas, para problemas do coração e como anestésico local. Contudo seu histórico de uso mais recente é como afrodisíaco e alucinógeno.
Componentes químicos:
Ioimbina (afrodina), ioimbilina, aimalina.
Propriedades medicinais:
Afrodisíaca, anestésica, béquica, estimulante, febrifuga, lipolítica, restauradora.
Indicações:
Impotência erétil, frigidez, fadiga em portadores de HIV, obesidade, febre, tosse, lepra.
Utilizada em baixas dosagens, geralmente entre 10 e 30mg de princípio ativo, o que seria de 2 a 5 gramas do material seco. Só deve ser usada com supervisão médica. Há ainda uma série de alimentos e medicamentos a serem evitados devido aos efeitos IMAO. Veja maiores informações no menu "O que são IMAOs".
Contra-indicações:
Não deve ser usado por pessoas com distúrbios circulatórios, renais, da bexiga e hepáticos, diabetes, úlceras gástricas, mulheres gestantes ou lactantes.
Interações medicamentosas:
Perigosa, exerce efeito IMAO, portanto não deve ser utilizada em combinação com bebidas alcoolicas, antidepressivos ou outras substâncias que alterem a consciência ou o ânimo.
Hiperdosagens:
Doses a partir de 40mg podem ser perigosas, podendo causar paralizia muscular, desmaios, vertigem, arritabilidade, crise de pressão arterial e alucinações.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário